AUTOMAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS HVAC

Automação e controle de sistema HVAC, os equipamentos HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) necessitam de um sistema de controle

Automação e controle de sistema HVAC, os equipamentos HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) necessitam de um sistema de controle para regular o funcionamento de um sistema de aquecimento ou ar condicionado.

Normalmente, um dispositivo sensor é usado para comparar o estado real (por exemplo, temperatura, equipamentos entre outros.)

Em seguida, o sistema de controle conclui qual ação deve ser tomada (por exemplo, ligar o soprador).

Os controladores centrais e a maioria dos controladores de unidades terminais são programáveis, o que significa que o código do programa de controle digital direto pode ser personalizado para o uso pretendido.

AUTOMAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS HVAC

Os recursos do programa incluem cronogramas, pontos de ajuste, controladores, lógica, temporizadores, registros de tendências e alarmes.

Os controladores das unidades normalmente possuem entradas analógicas e digitais que permitem a medição da variável (temperatura, umidade ou pressão) e saídas analógicas e digitais para controle do meio de transporte (água quente/fria e/ou vapor).

As entradas digitais são normalmente contatos (secos) de um dispositivo de controle, e as entradas analógicas são normalmente uma medição de tensão ou corrente de um dispositivo sensor variável (temperatura, umidade, velocidade ou pressão).

As saídas digitais são normalmente contatos de relé usados para iniciar e parar equipamentos, e as saídas analógicas são normalmente sinais de tensão ou corrente para controlar o movimento dos dispositivos de controle do meio (ar/água/vapor), como válvulas e motores.

Grupos de controladores DDC, em rede ou não, formam eles próprios uma camada de sistemas. Este “subsistema” é vital para o desempenho e operação básica de todo o sistema HVAC.

O sistema DDC é o “cérebro” do sistema HVAC. Ele determina a posição de cada controlador e válvula em um sistema.

Ele determina quais ventiladores, bombas e resfriadores funcionam e em que velocidade ou capacidade.

Com essa inteligência configurável neste “cérebro”, estamos caminhando para o conceito de automação de Refrigeração Industrial.

A Centrivac é uma empresa que desenvolve todo sistema de automação para o seus equipamentos de HVAC e sistema de água gelada.