Serviços de Sistema de Climatização


 

Manutenção no sistema Hvca

 

A AVAC ou HVAC

Constitui a tecnologia destinada ao conforto ambiental interior, sobretudo em edifícios e em veículos.

O conforto do aquecimento é condicionado pelo ar quente que saí do lado exterior para o interior através de ventoinhas forçadas por motores bipolares.

Tanto “AVAC” como “HVAC” são siglas que significam “aquecimento, ventilação e ar condicionado” (em inglêsheating, ventilating and air conditioning“), referindo-se às três funções principais e intimamente relacionadas daquela tecnologia.

Ocasionalmente, a refrigeração também é incluída no âmbito desta tecnologia, que passa então a ser referida pelas siglas AVACR, AVAC/R, AVAC-R ou AVAC&R ou as correspondentes HVACR, HVAC/R, HVAC-R e HVAC&R.

Serviços de Sistema de Climatização

Sistema de Climatização

O projeto de sistemas de AVAC é um dos principais campos de atividade da engenharia mecânica, utilizando os princípios da termodinâmica, da mecânica dos fluídos e da transferência de calor.

AVAC é particularmente importante no projeto de edifícios industriais de média ou grande dimensão, bem como no projeto de instalações com ambientes especiais.

Estes locais obrigam a um estrito controlo das condições ambientais, especialmente em termos de temperatura, de umidade e de renovação do ar.

Sistema de Climatização

 

Serviços de Sistema de Climatização

A origem da tecnologia de AVAC baseia-se em invenções e descobertas levadas a cabo por pessoas como Nikolay Lvov, Michael Faraday, Willis Carrier, Reuben Trane, James Joule, William Rankine, Sadi Carnot e muitos outros.

A invenções dos componentes do que viriam a ser os sistemas de AVAC acompanhou de perto a Revolução Industrial.

Ainda hoje em dia, novos métodos de modernização, de aumento da eficiência e de controlo dos sistemas são constantemente introduzidos por empresas  de todo o mundo.

As três funções centrais de aquecimento, de ventilação e de condicionamento de ar estão inter-relacionadas, proporcionando conforto térmico e qualidade do ar interior (QAI) aceitáveis, com custos viáveis de instalação, operação e manutenção.

Os sistemas de AVAC fornecem ventilação, reduzem a infiltração do ar e mantêm as relações de pressão entre espaços.

Nos edifícios modernos, o projeto, instalação e controlo destas funções está integrado num ou mais sistemas de AVAC.

Em edifícios de muito pequena dimensão, é normalmente o próprio empreiteiro a dimensionar e a escolher o equipamento e os sistemas de AVAC a instalar.

Em edifícios maiores, a análise, o projeto e a especificação dos sistemas de AVAC fica normalmente a cargo de engenheiros especialistas.

Sendo a instalação e montagem daqueles realizada por subempreiteiros especializados em instalações especiais.

Hoje em dia, na maioria dos países, existe legislação a definir as condições em que os sistemas de AVAC devem ser projetados, instalados, mantidos e operados, bem como quem está habilitado para isso.

Sistema de Climatização

O ramo da AVAC constitui, hoje em dia, uma importante atividade econômica a nível mundial, existindo empresas de produção, de venda ou de instalação daqueles sistemas em quase todas as cidades do mundo.

Este ramo é também uma grande empregador, garantindo inúmeras oportunidades de carreira, em áreas que vão da operação e manutenção até ao projeto e investigação, passando pelas vendas.