Manutenção Preventiva de Chiller


Manutenção preventiva de chiller, não importa o tamanho da sua empresa  ou mesmo o tamanho do seu processo de produção, a falta  de uma manutenção preventiva nos equipamentos de refrigeração  pode gerar transtorno e  inatividade no seu processo industrial, podendo ser incrivelmente prejudicial, ocorrendo grandes custos e até mesmo causando problemas ao tentar atender as demandas dos clientes.

A manutenção  preventivas dos chillers  são de vitais importância  para reduzir o risco de inatividade, prolongando a vida útil do seu equipamento e proporcionando uma maior tranqüilidade  ajudando a  manter o processo em funcionamento e  sem inatividade.

 A Centrivac é uma empresa especializada em manutenção preventiva em todos os modelos de chillers , temos equipes  capacitadas  que realizam manutenção preventiva em chiller trane, chiller carrier, chiller york, chiller hitachi e sabroe, também realizamos manutenção em outro fabricantes de chiller,  Daikin, mecalor, transcalor ,  somos especialista no ramo independente do fabricante.

Manutenção Preventiva de Chiller  York

Manutenção Preventiva de Chiller.

Muito parecido com o seu carro, a realização de uma manutenção preventiva de chiller  ajuda e muito a evitar um colapso no sistema de refrigeração. 

Realizando algumas verificações  pode fazer uma enorme diferença na sua operação que pode impedir uma parada inesperada  evitando assim uma manutenção corretiva.

Ocasionalmente ,deve ser realizadas teste de  quaisquer sons ou vibrações incomuns, investigando se a causa do som não é imediatamente aparente. 

Verificações visuais também devem ser realizadas, procurando por itens como detritos na área ao redor do equipamento, incluindo componentes soltos no chiler. 

Certifica-se de verificar  se há vazamentos de fluido refrigerantes.

Antes de começar a trabalhar no circuito de refrigeração, o técnico de refrigeração vai verificar os registros que você mantém desde a data inicial até sua última verificação. 

Depois de tomar nota do ambiente geral da unidade, como a temperatura ambiente, os três principais componentes do circuito devem ser verificados.

Manutenção Preventiva de Chiller Carrier

Manutenção Preventiva de Chiller.

Compressor Chiller

O compressor atua como a bomba do refrigerante da unidade ao redor do sistema, usando diferenças de pressão para mover o líquido pelo sistema. 

As principais verificações são:

  • A temperatura e pressão de sucção
  • A temperatura e pressão de descarga
  • Nível de óleo e pressão
  • Tensão atual e níveis de corrente – somente se for seguro fazê-lo

Evaporador do refrigerador

O próximo componente a verificar é o evaporador, que tem a função de absorver o calor do processo ou da construção. 

Dependendo do tipo de resfriador, resfriado a ar ou resfriado a água, essas verificações serão ligeiramente diferentes. 

Mais uma vez, os principais pontos a serem abordados são:

  • Temperatura e pressão do fluido ou da entrada de ar
  • Temperatura e pressão do fluido ou saída de ar
  • Temperatura de entrada e saída de refrigeração
  • Condição de Isolamento

 

Manutenção Preventiva chiller Maycon

Condensador refrigerador

O último dos três componentes que devem estar na sua lista é o condensador, que remove o calor transferido para o refrigerante pelo compressor, conforme descrito acima. 

Novamente, assim como no evaporador, existem dois tipos de condensador, refrigerado a ar e refrigerado a água, o que alterará levemente suas verificações, que incluirão:

  • Entrada de ar e temperatura de exaustão
  • Temperatura de entrada e saída de refrigeração
  • Correntes do motor do ventilador, ruído e vibração
  • Condição da bobina do condensador

Dosagem de glicol com chiller

Existem algumas coisas que devem ser levadas em consideração:

Primeiro, você precisa observar a dosagem de glicol do seu equipamento.

 Glicol, ou anti-congelante é importante, pois irá impedir o fluido dentro do seu sistema de congelamento, uma vez que lida com temperaturas abaixo de zero. 

Se gerida de forma incorreta, a água no seu sistema irá congelar, causando danos na sua tubagem e interrompendo a produção enquanto o problema é resolvido. 

 

Manutenção preventiva de chiller trane

Manutenção Preventiva de Chiller.

É importante notar que você não pode usar glicol genérico, o glicol em seu sistema precisa ser inibido, o que significa que é fabricado especificamente para não corroer sua tubulação. 

Você pode encontrar mais informações sobre nossa faixa de glicol e dosagem correta aqui.

Tratamento de água do refrigerador

Embora no assunto de tratamento de água, a qualidade da água não deve ser negligenciada quando se olha para o seu sistema de água gelada. 

A qualidade da água é importante, pois a falha no gerenciamento causará a corrosão da tubulação, o que inevitavelmente levará à falha do equipamento. 

Embora a obtenção de um teste de qualidade da água seja uma exigência legal, muitos provedores de serviços não agem com resultados ruins, apenas informam sobre eles.

Teste de vazamento

O teste de vazamento de refrigerante é o aspecto mais importante de qualquer verificação do circuito de refrigeração. 

Em primeiro lugar, você precisará verificar se está satisfeito com o equipamento que seu engenheiro pretende usar para ser usado em seu sistema. 

Um teste de vazamento garante que seu circuito esteja hermeticamente fechado.

Todos os refrigerantes têm potencial de aquecimento global, portanto, se houver alguma disparidade entre os níveis de refrigerante no sistema e os níveis esperados, é vital que a fonte da disparidade seja verificada e fixada antes que o refrigerante seja recarregado.

Manutenção preventiva de chiller