Limpeza química de trocador de calor

 

Limpeza química de trocador de calor, métodos de limpeza do trocador de calor, os permutadores de calor são vulneráveis ​​a obstrução, incrustação e acumulação de detritos. Se o permutador de calor não for controlado, isso pode levar a uma eficiência reduzida e até mesmo uma falha completa e desligamento do equipamento.

Se o permutador de calor for desligado, deve-se fazer uma manutenção extensiva. Isso não só causa perdas impedindo (se não parar completamente) o processo da indústria, mas também os custos para os procedimentos complexos de limpeza.



Portanto, recomenda-se que os trocadores de calor sejam regularmente verificados e limpos. Se o seu trocador de calor ou outro equipamento não tiver uma programação para limpeza e manutenção, você deve criar imediatamente um.

Limpeza química de trocador de calor.

 

Limpeza de jato de água de alta pressão

 

O jato de água de alta pressão é um dos principais métodos para limpeza de permutadores de calor. Ao longo de sua função, os permutadores de calor podem coletar depósitos de ferrugem, escamas, resíduos e detritos. Na limpeza a jato de água a alta pressão, um pequeno bocal força o jato de água na superfície de limpeza.

Quaisquer detritos, ferrugem, escama ou outros depósitos são removidos do permutador de calor. O lixo é então lavado. O método de jato de água de alta pressão é um serviço padrão para limpeza em indústrias em todo o mundo.

Atualmente, muitas empresas fornecem limpeza industrial usando este método. Para um permutador de calor, a limpeza a jato de água a alta pressão manual e automática está disponível. A escolha depende frequentemente da tarefa, da localização e, claro, da facilidade do método.

Limpeza química de trocador de calor.

 

 

Limpeza química de trocador de calor

Um exemplo de limpeza de jato de água de alta pressão para superfícies difíceis e irregulares

Normalmente, as empresas fornecem limpeza automática, que é mais segura e eficiente. No entanto, as vezes o local e a condição do permutador de calor não permitem a limpeza automática. Nesses casos, você pode solicitar a limpeza manual do permutador de calor através de jato de água de alta pressão.



Limpeza química de trocador de calor.

 

Limpeza mecânica

 

A limpeza mecânica é uma forma de limpeza direcionada e precisamente definida de trocadores de calor. Para os permutadores de calor, a limpeza mecânica é um dos métodos mais bem escolhidos.

Na limpeza mecânica, o primeiro passo é determinar o tipo de incrustação ou detritos no permutador de calor. As ferramentas e métodos de limpeza são então escolhidos especificamente para os depósitos.

Para detritos leves e pequenos depósitos, escovas funcionam bem. Eles podem ser direcionados e focados facilmente. Os pincéis funcionam bem em depósitos microbianos, além do limo. Os pincéis também oferecem a vantagem de serem empunhados e ajustados para formas e superfícies especiais.

 

Limpeza química de trocador de calor.

 

Para depósitos mais pesados ​​ou mais difíceis, como depósitos de calcita, devem ser utilizados produtos de limpeza especializados. Às vezes, os limpadores de ácido funcionam, enquanto que para os depósitos mais persistentes, são necessários limpadores de calcite de alta intensidade.

Os limpadores de metal também são usados ​​para depósitos mais difíceis. Os produtos de limpeza de metais estão disponíveis em vários projetos para satisfazer a necessidade do permutador de calor.

 

Limpeza de produtos químicos

 

A limpeza química de trocadores de calor também é uma escolha popular. Os métodos de limpeza química também são direcionados e especializados. Embora seja uma opção mais dispendiosa, a limpeza química é mais efetiva e economiza tempo, em comparação com a limpeza a jato de água a alta pressão ea limpeza mecânica.

Enquanto a limpeza mecânica também pode remover o acúmulo de detritos nos permutadores de calor, usando uma limpeza química ligeiramente ácida torna o processo significativamente mais rápido. A desvantagem da limpeza química é que, após o processo de limpeza, o resíduo químico do processo de limpeza deve ser removido.

A possível contaminação e os riscos ambientais são um efeito colateral da limpeza química dos trocadores de calor. Portanto, um processo de limpeza mecânica suave segue um processo de limpeza química.

Limpeza química de trocador de calor.

 

Outros Métodos




Existem vários outros métodos para limpeza de permutadores de calor. Alguns serviços utilizam técnicas híbridas, como água e jateamento de ar.

Alguns métodos incluem vapor de alta pressão e uma mistura de limpeza mecânica e química. É utilizado um fornecimento de ar seguro e filtrado.

A explosão de ar ou areia é considerada como um método agressivo de limpeza e vem com suas próprias medidas de proteção. Por exemplo, a equipe de limpeza pode ser obrigada a usar roupas protetoras adequadas.

Limpeza química de trocador de calor

Alguns serviços de limpeza do permutador de calor usam a decomposição térmica. Neste método, o calor em um ambiente controlado é usado para decompor depósitos, detritos e resíduos do permutador de calor.




Limpeza química de trocador de calor.

 

Conclusão

 

Os trocadores de calor desempenham um papel fundamental em muitos processos industriais. A importância de limpar os permutadores de calor não pode ser negligenciada. Os permutadores de calor limpos e mantidos funcionam com a máxima eficiência, reduzindo os riscos de inatividade, corrosão ou avaria. Qualquer parada não programada em um processo da indústria pode resultar em dezenas de milhares de dólares em perdas, se não mais.

 

Limpeza química de trocador de calor.

 





Normalmente, um ou mais métodos são combinados para máxima eficiência. Por exemplo, após a limpeza mecânica, é preferido que a limpeza ultra-sônica ou o jateamento de ar também sejam realizados. Isso remove traços de revestimento ou depósitos afunilados.

A limpeza regular do seu permutador de calor, através de qualquer dos métodos mencionados, irá devolvê-lo a uma condição próxima “nova”. Manter exames regulares de todos os seus equipamentos e ter seus permutadores de calor limpos por uma equipe certificada.

A Centrivac é uma empresa prestadora de serviços no ramo de refrigeração industrial fica localizada no,

Endereço:

Rua Aurea Von Zuben Baraccat, 80
Jd. São José – Campinas – SP 13051-162

E-mail: contato@centrivac.com.br

Tel: (19) 3228-9953 | (19) 3229-3839